segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escolas campeãs dos Jogos Estudantis recebem prêmios no SESI


A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo foi a vencedora da 42ª edição dos Jogos Estudantis 2011 de Duque de Caxias, na categoria escolas públicas. A premiação foi realizada na sexta-feira, 18 de novembro, na quadra do SESI/Duque de Caxias e contou com a presença do prefeito José Camilo Zito e da deputada federal Andréia Zito. Outros vencedores foram o Instituto Loide Marha, na categoria geral, e o Colégio Casimiro de Abreu. O Colégio Flama ficou na terceira colocação em três categorias.

Foram premiados, também, a Escola Estadual Vinícius de Morais, o Colégio Estadual, o Colégio Independência e o Colégio Duque de Caxias. A 42ª edição dos Jogos Estudantis de Duque de Caxias reuniu alunos de 23 escolas públicas e particulares, com cerca de 1500 alunos que durante 86 dias disputaram várias modalidades esportivas, em 517 jogos. A solenidade de premiação contou com a presença de diretores, professores de educação física e alunos que vibraram a ou vir os nomes de suas escolas vencedoras.

Para a diretora da Escola Aquino de Araújo, o resultado obtido pela unidade revela que os alunos têm determinação e disciplina. “Eles treinavam à noite e aos domingos, em busca de melhorar o empenho, abrindo mão de se divertir e estar com os amigos”, observou a diretora da unidade, Ana Paula Gonçalves da Cruz, ao lado dos professores de Educação Física Dermeval e Romualdo, maiores incentivadores dos estudantes.

Também presente, o secretário municipal de Esportes, Pedro Paulo Noyma, que organizou a competição, lembrou que Duque de Caxias é um grande celeiro de talentos. “A garra com que estes jovens participaram dos jogos é uma prova de que vale a pena investir em equipamentos públicos para práticas esportivas nos bairros da cidade”, observou Noyma.

Para a secretária de Educação, professora Roberta Barreto, o desafio da educação será vencido através da cidadania e isso só poderá ser alcançado pelo conhecimento. “Vocês estão de parabéns, pois cada vez que ganhamos uma competição estamos crescendo diante dos desafios”, destacou a secretária

sábado, 12 de novembro de 2011

Magé na luta pelos royalties



A manifestação que aconteceu no Centro do Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, mobilizou cerca de 150 mil pessoas que protestaram contra a divisão dos royalties. O projeto de lei prevê a retirada de aproximadamente R$ 50 bilhões do estado até 2020. Magé, que participou da primeira passeata em 2010, compareceu novamente, junto com o prefeito Nestor Vidal.
O governo municipal apoiou a mobilização decretando ponto facultativo para que os funcionários públicos pudessem comparecer ao ato, e disponibilizou dezenas de ônibus para levar os mageenses à passeata, que incluiu vereadores e secretários municipais. Além de lutar pelos direitos do estado, Magé é um dos municípios que sofreu diretamente com os danos causados por derramamentos de óleo na Baía de Guanabara.
Os Royalties representam cerca de 13% da receita total do município, que são utilizados para pagar despesas de obras de pavimentação, saneamento básico, aluguel de máquinas pesadas, compra de material de construção, entre outros serviços.
Segundo a prefeitura de Magé se os valores de transferência dos royalties do Petróleo não continuarem chegando a Magé, o município provavelmente entraria em colapso financeiro, pois para arcar com as despesas que são pagas pelos royalties é preciso utilizar dos recursos considerados de livre aplicação, que não seriam o suficiente atender às necessidades do município. “Sem os royalties, sinceramente não há viabilidade econômica para manter o município, teremos muitas dificuldades e certamente a União pagará um preço muito mais caro.” Disse o prefeito Nestor Vidal.