segunda-feira, 28 de março de 2011

Encontro de Pesquisa da APA Guapimirim e da ESEC Guanabara Quinta-feira, 24 de Março de 2011 14:08 De:

Ocorrerá, no período de 05 a 07 de abril, o I Encontro de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e da Estação Ecológica (ESEC) Guanabara, evento comemorativo aos 5 anos da Estação Ecológica da Guanabara.

A APA Guapimirim e a ESEC da Guanabara são área protegidas que abrangem manguezais, rios e mar. Nelas se encontram cerca de 80% dos manguezais que restaram na Baía de Guanabara, permitindo a manutenção da vida nessa importante baía brasileira.

O objetivo desse encontro será apresentar a todos as pesquisas científicas das diversas áreas do conhecimento que estão ocorrendo nessas unidades de conservação da natureza e discutir os temas de Recuperação Ambiental e de Sistematização e Acesso à Informação. Além dessas atividades, está previsto um momento de apresentação de pesquisa sobre caranguejo-uçá para a comunidade de pescadores e catadores de caranguejo residentes na APA.

O evento será realizado na sede da APA Guapimirim (BR-493, km 12,8, próximo a Magé) no dia 05, e na Pousada RPPN El Nagual (Santo Aleixo, Magé) nos dias 06 e 07.

Juliana Cristina Fukuda
analista ambiental
APA de Guapimirim / ESEC da Guanabara
BR-493 km 12,8 - Guapimirim/RJ - 25940-000
(21) 2633-0079
www.icmbio.gov.br/apaguapimirim

2 comentários:

  1. O que falta para Magé candidatar-se a sediar delegações olímpicas ???
    Vejam o REGULAMENTO: http://www.rio2016.com.br/treinamentoprejogos/sites/default/files/regulamento.pdf

    *******************************************

    Cidades do Rio se candidatam para receber delegações olímpicas
    Rio - O governo do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador da Olimpíada de 2016 deram início ao processo de desenvolvimento direto dos municípios fluminenses com o evento. Os interessados poderão se candidatar a sediar delegações esportivas e receber turistas antes e durante a competição.

    A secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, e o diretor de esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, receberam representantes de quase 60% das cidades - Campos, Macaé, Búzios, Cabo Frio, Teresópolis, Petrópolis, Volta Redonda e Resende são algumas das mais fortes candidatas.

    "Estamos iniciando a abertura de um canal de comunicação mais consistente para o importante trabalho de interiorizar a Olimpíada. No Rio de Janeiro, temos dezenas de cidades que estarão envolvidas diretamente ou não no processo de preparação para o recebimento de equipes ou tão somente de turistas que vão circular pelo estado. Consideramos oportuno o momento para começar com eles um trabalho de apoio às suas necessidades para que possam desempenhar seu papel da melhor forma possível", disse Márcia Lins.

    Os interessados podem se cadastrar no site oficial da Olimpíada do Rio até o dia 5 de abril. Todas as cidades do País podem se candidatar, embora as fluminenses, devido à proximidade da sede dos Jogos, levem vantagem. (Fonte: O Dia online)

    ResponderExcluir
  2. Agenda 21

    O que a sociedade de Magé sabe e está fazendo ???

    A implementação de Agendas 21 Locais, cuja estruturação foi iniciada em 2007, colabora para estruturar modelos sustentáveis de desenvolvimento nas localidades envolvidas. Entre os participantes dos fóruns de Agenda 21 estão o 1º Setor (Prefeituras, Poderes Legislativo e Judiciário, órgãos e empresas públicas), 2º Setor (empresas de capital privado, associações e federações do setor produtivo), 3º Setor (ONGs, sindicatos, associações de classe, clubes, fundações) e comunidade.

    A Petrobras lançou no último dia 29 de março a Agenda 21 do município de Guapimirim. O fomento à implantação da Agenda 21 na região fluminense é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, que formam o Grupo Gestor do projeto. É parte do Programa de Relacionamento que a empresa promove na região do Comperj, que engloba os municípios de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Teresópolis, Itaboraí, "MAGÉ", Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá, além de Guapimirim.

    ResponderExcluir