domingo, 12 de junho de 2011

OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO APREENDE 53 KG DE PESCADO CAPTURADO DE FORMA IRREGULAR



PRODUTOS APREENDIDOS FORAM DOADOS À COMUNIDADE CARENTE DE ITABORAÍ

Com objetivo de coibir a pesca do camarão em época de reprodução (defeso) e pesca irregular em geral na Baía de Guanabara, houve uma operação conjunta do ICMBio, IBAMA e Batalhão Florestal nos dias 18 e 19 de maio.
Na ação foram apreendidos 53 kg de pescado, três embarcações, duas redes de arrasto e uma rede de cerco, gerando R$ 14 mil de multa.
De acordo com o chefe de fiscalização da APA Guapimirim, Carlos Augusto Ribeiro Barbosa, as fiscalizações realizadas nas épocas de defeso das espécies mais capturadas são fundamentais para garantir a reprodução dos animais, possibilitando até mesmo que a atividade pesqueira continue a ser exercida futuramente.
Os camarões e peixes que estavam em condições de sobreviver foram soltos, e grande parte do pescado foi doado à população carente na localidade de Itambi, em Itaboraí, na Área de Proteção Ambiental de Guapimi-rim.
O período de defeso anual da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de camarão rosa (Farfan-tepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão sete barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão bran-co (Litopenaeus schmitti), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba ruça (Artemesia longinaris), nas regiões sul e sudeste do Brasil, é de 1º de março a 31 de maio (Instrução Normativa IBAMA nº 189/2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário