quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Caxias é o município da Baixada que mais deverá crescer



Na noite dessa quarta-feira, 19 de outubro, o Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias foi palco de palestras sobre mudanças climáticas, os desastres naturais que elas acarretam e como podemos nos prevenir e agir quando essas catástrofes ocorrerem. As palestras foram ministradas pelos professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cátia Barbosa e Milton Flores. Elas fazem parte da programação da III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que vai até domingo, 23 de outubro, e tem como tema “Eu, o clima e a mudança de vida: minhas emissões, minhas soluções”. O grande destaque da noite foi a opinião de Milton Flores sobre o futuro econômico de Duque de Caxias. “É o município da Baixada que mais pode aproveitar as oportunidades que estão surgindo com a vinda de grandes eventos mundiais ao Rio para crescer”, declarou.



As palestras foram apresentadas pelo mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Informática Carlos Malcher, também professor da UFF, e mediadas por Dominique Maciel, diretora da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Obras e Urbanismo. Sobre os temas das palestras, Dominique relatou as ações de prevenção que a cidade está realizando. “A área em que nossa cidade foi erguida é geológica e geograficamente propensa a ocorrer enchentes, inundações e deslizamentos. Somente este ano estão sendo investidos aqui mais de R$115 milhões em limpeza de rios e canais, obras de drenagem e pavimentação, construção de unidades habitacionais, implantação de sistemas de alerta, capacitação de técnicos e voluntários, impressão de material informativo, além de estudos sobre estratégias de ação e respostas as possíveis ocorrências ”, disse a diretora. Também participou da mesa, oferecendo comentários, o mestre em ciência ambiental e técnico da Defesa Civil Municipal, Wilson Lopes.



A doutora em Geografia Cátia Barbosa falou sobre as mudanças climáticas, confirmando que elas são reais e devem ser levadas a sério. “A Terra passa por mudanças climáticas antes mesmo da existência do homem. O planeta teve quatro grandes Eras Glaciais. Somos como soldados em uma guerra de trincheiras: temos longos períodos tediosos, cortados por breves momentos de pavor”, comparou. A situação que vivemos hoje, porém, é diferente. “Desde o início da Era Industrial, o ser humano é responsável pela emissão na atmosfera de quantidades exponenciais de metano e gás carbono, que são extremamente prejudiciais ao clima e a atmosfera. As calotas polares estão derretendo. Em geral as pessoas não lembram ou não sabem que, quando não existiam as calotas polares, algumas regiões costeiras de hoje estavam com o nível do mar até 400 metros mais alto que hoje”, alertou.



O consultor e professor do Laboratório de Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicações da UFF, Milton Flores, falou sobre as ações de prevenção e o que pode ser feito em relação aos desastres naturais gerados por alterações no clima. “Desastres naturais associados ao clima são as maiores causas de catástrofes no país. São secas, tempestades e enchentes. Investir em infraestrutura urbana é apenas um paliativo, pois, como falou a professora Cátia, em algum momento estas catástrofes serão inevitáveis. O mais importante é investir em educação e infraestrutura em telecomunicações para reduzir ao mínimo possível as perdas humanas”, ressaltou.



Em relação a Duque de Caxias, Milton falou que seu futuro deverá ser promissor. “A rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro está chegando ao seu limite. Pelas grandes áreas que ainda podem ser utilizadas e pela sua localização, próxima ou cortada pelas principais rodovias da região metropolitana e com o Aeroporto Internacional aqui próximo, Caxias é o município da Baixada que mais pode aproveitar as oportunidades que estão surgindo com a vinda de grandes eventos mundiais ao Rio para crescer”. Ele lembrou que não só eventos esportivos estão agendados para a capital do estado. “Convido todos os duquecaxienses a se preparem para o Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em junho de 2012. Todos os grandes líderes e empresas estarão aqui. Sem falar na Expo Mundal 2020, que também deve ocorrer no Rio. É o maior evento de negócios do mundo. Este é o momento da cidade aproveitar seu potencial”, concluiu.



A secretária de Educação Roberta Barreto destacou as ações de Caxias para a prevenção de catástrofes. “As ações preventivas que estamos realizando serão um grande diferencial. A TV mostrou o que houve em Santa Catarina, onde cidades que nunca tiveram enchentes ficaram submersas”, lembrou, falando da importância de cada pessoa presente na platéia. “Vocês, que são formadores de opinião, vão multiplicar o que aprendeu aqui entre seus conhecidos”, concluiu. O secretário de Trabalho Jorge Cezar de Abreu agradeceu a presença dos professores da UFF na Semana de Ciência e Tecnologia. “Agradecemos por terem vindo aqui partilhar seu conhecimento”, disse. Ele destacou sua equipe e aos outros órgãos públicos que se reuniram para realizar o evento. “A soma de esforços para estarmos aqui hoje foi fundamental”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário