quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Teresópolis pode ganhar nova estrada de subida




Deputado Salomão resgata projeto da década de 80 para criar novo acesso a cidade

Com o intuito de melhorar o acesso de subida e descida de Teresópolis, o deputado Nilton Salomão propõe o resgate do antigo projeto do extinto DNER que previa a construção de uma nova pista de acesso a cidade. Para viabilizar o projeto, Salomão busca apoio dos governos federal e estadual. O secretário de Transporte do Estado, Júlio Lopes, manisfestou apoio total a iniciativa. O deputado deve apresentar a proposta ao governador Sérgio Cabral ainda este mês.

A construção da nova estrada traria inúmeros benefícios para a cidade. Dentre eles a diminuição do tempo de viagem e menor inclinação da pista de subida. Outro benefício seria a modernização da via e consequentemente o aumento na segurança para os motoristas. Na prática os teresopolitanos e visitantes teriam uma estrada só para subida e outra somente para descida, semelhante a BR-040 (Rio - Petrópolis) e a Via Dutra (trecho Serra das Araras).

Sob o ponto de vista ambiental, a construção não traria danos e ainda proporcionaria o monitoramento da ocupação ao longo da via. Também seria possível combater as ocupações irregulares no Parque Estadual dos Três Picos.

A iniciativa do deputado recebeu apoio da Câmara dos Diretores Lojistas de Teresópolis (CDL). Segundo o presidente da CDL, Nassuouh Ejje, a construção de uma pista somente de acesso é vital para o crescimento econômico da região.

“Damos total apoio ao projeto. Com o problema recente da interdição do Rio - Teresópolis, onde o comércio teve uma redução de 30% do movimento, ficou evidente que precisamos ter uma estrada só de acesso, para numa emergência usa-lá também como descida da cidade”, aponta Nassuouh Ejje.

Para Henrique Carregal, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), a construção da nova estrada proporcionaria um crescimento no comércio e um maior movimento de visitantes na cidade.

“Precisamos melhorar o acesso à cidade. A interdição do Rio - Teresópolis na última semana trouxe um prejuízo de cerca de 30% . Se melhorarmos este aspecto podemos aumentar o número de visitantes a Teresópolis e impulsionar a economia na região”, analisa Henrique Carregal.

O deputado Nilton Salomão acredita que Teresópolis também precise ser beneficiada com o atual momento de prosperidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele acredita que há ambiência para buscar melhorias para a cidade.


“Sediaremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Também teremos a construção do Comperj. A cidade de Teresópolis e a região serrana necessitam e merecem participar deste momento de prosperidade com a construção da estrada”, afirma Nilton Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário