quarta-feira, 19 de maio de 2010

ONG FOLHA VERDE COBRA EXPLICAÇÕES DE FÁBRICA POLUIDORA


A ONG Folha Verde*, entidade ambientalista localizada em Fragoso, município de Magé, encaminhou esta semana pedido de explicações, bem como recomendação à empresa Duvale Indústria e Comércio de Papeis Ltda, localizada na entrada de Pau Grande, Fragoso, no mesmo município.
Nos últimos meses, os moradores de Fragoso vizinhos à fábrica vem sofrendo de doenças respiratórias, tais como irritação na garganta, tosse, dificuldade para se respirar, bem como irritação nos olhos e outros males decorrentes de fumaça tóxica lançada pela empresa, motivo pelo qual organizaram um abaixo assinado e encaminharam à ONG Folha Verde.
O curioso, segundo os moradores, é que durante o dia a fumaça que sai das chaminés da empresa tem a coloração branca e se dissipa rapidamente, diferentemente do período noturno.
“Após ser procurada pelos moradores, a ONG Folha Verde encaminhou pedido de explicações e recomendou que a fábrica reveja seu processo produtivo, identifique e interrompa imediatamente o que vem causando a poluição atmosférica, eis que acarreta sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população local. Durante o dia, a “poluição” causada pela empresa não é sentida pelos moradores. Contudo, sistematicamente no período noturno, sempre entre 20:00h e 03:00, ocorre alguma mudança no processo de produção. Ainda não sabemos o porquê, se é de forma culposa ou deliberada, mas nesse período a fumaça que emana das chaminés tem coloração escura, com forte e tóxico odor de material químico, que torna a atmosfera da vizinhança turva e dificulta a respiração dos moradores.” disse o diretor da ONG, o advogado Ozimar Cabral.
O Jornal Enfoque ouviu alguns moradores da localidade. Todos ratificaram a denúncia feita à ONG Folha Verde e foram unânimes quanto à necessidade de imediatas providências das autoridades contra a fábrica de papel.
O diretor da ONG Folha Verde ressaltou que, caso a empresa não apresente esclarecimentos no prazo solicitado (15 dias), bem como não demonstre boa fé e faça alterações em seu sistema de produção, de modo que os níveis de poluição estejam dentro dos “aceitáveis” pelos órgãos ambientais, serão encaminhadas cópias da apuração do caso aos órgãos competentes e ao Ministério Público. Vale destacar que a própria ONG Folha Verde ingressará com Ação Civil Pública pleiteando ao Judiciário que obrigue a empresa a adequar-se às normas ambientais e, ainda, condene a fábrica a reparar os danos ao meio ambiente e à saúde da população.
O Jornal Enfoque tentou entrar em contato com a empresa noticiada, mas não obteve resposta.
*A ONG Folha Verde recebe denúncias diretamente em seu site www.folhaverde.org.br

4 comentários:

  1. Parabéns ao pessoal da ONG Folha Verde pela iniciativa !

    ResponderExcluir
  2. Realmente estávamos sendo prejudicados com a poluição da fábrica... foi uma excelente iniciativa da ONG folha verde. parabéns amigos !

    ResponderExcluir
  3. Grande iniciativa!Parabens a equipe da ONG...excelente trabalho Decio..

    ResponderExcluir
  4. Ι don't even know how I ended up right here, however I believed this post used to be great. I don't rеcοgnіse whο you might bе hоweѵeг certainly you're going to a well-known blogger if you happen to aren't already.
    Cheerѕ!
    my web site: V2 Cigs review

    ResponderExcluir