terça-feira, 6 de julho de 2010

Meio Ambiente: Caxias fecha cerco a pedreiras


Equipe de fiscalização do INEA percorre a pedreira

A exploração de pedreiras em Duque de Caxias causa impacto ambiental e traz problemas para a população local. Após a interdição da Empresa Mineração Carneiro, localizada em Parada Angélica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento convocou na segunda-feira, 5 de julho, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para uma inspeção no município. A pedreira foi notificada pelo órgão e deve apresentar um estudo de impacto e vizinhança. Na região, também foram autuadas duas empresas de concretagem.

A equipe de fiscalização do INEA percorreu a pedreira, foi até o ponto de exploração e visitou o local de armazenamento. A proposta é preparar um relatório sobre a inspeção, além de implantar medidas que minimizem os problemas causados pela entrada e saída de caminhões. O engenheiro e novo sócio da empresa, Rodrigo Evangélio propôs, como contrapartida, a construção de um estacionamento e manter a rua limpa, sem obstruir a passagem.

Para Stefan Augusto, Superintendente Regional do INEA, serão requisitados todos os documentos e licenças antes da desinterdição da pedreira. “Vamos emitir uma notificação e depois faremos um relatório sobre a visita”, afirmou Stefan. Em seguida, a equipe de inspeção do INEA seguiu para as empresas de concretagem, BRASIMIX e POLIMIX, onde foram autuados por problemas nas caixas separadoras de resíduos.

De acordo com secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, essa ação é necessária porque o impacto que essas empresas causam tanto para a população quanto para o meio ambiente é muito grande. “Nós enquanto poder público municipal temos que fiscalizar a atuação das empresas de exploração de minério dentro do município”, concluiu Maia.

A próxima vistoria do INEA ocorrerá em 15 dias, a pedido do prefeito José Camilo Zito (PSDB). Na ocasião, serão vistoriados empresas do bairro de Jardim Gramacho e areais do município.

3 comentários:

  1. Nós moradores de Parada Angélica e bairros vizinhos estamos acompanhando o desenrolar das vistorias que ocorreram a Mineradora Carneiro que foi interditada sendo que só pararam durante quatro dias sendo que nesses dias eles funcionavam à noite para enganar quem?Os moradores?Ou a fiscalização?Nós que moramos próximo não dormimos e a Lei do silêncio?E agora tudo voltou ao normal sendo que existe muitos moradores fiscais pois estaremos lutando pela despoluição do bairro.Sabemos claramente dos nossos deveres(impostos)e tb nossos direitos que é reinvidicar um bairro com melhores condições de vida!

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que luta é difícil mas unidos teremos a força!Estamos numa luta desigual mas não desistiremos e continuaremos a lutar!

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ DIAS DE ALMEIDA27 de julho de 2010 às 15:33

    E AÍ SR PREFEITO?E A PEDREIRA JÁ DESENTERDITARAM?QUE BACANA ESSA ENGANAÇÃO NÉ SÓ ENGANAM VCS POIS NÓS MORADORES NÃO ESTAMOS MAIS PRA ISSO NÃO,SABEMOS QUE TUDO ISSO É FACHADA POLÍTICA, JOGO MESMO!HOJE ESPERAMOS SOLUÇÃO MAS AMANHÃ FAREMOS A NOSSA VONTADE MESMO QUE CUSTE NOSSAS VIDAS JÁ QUE DE CERTA FORMA ESTAMOS ACABANDO COM NOSSA SAÚDE MESMO!NÃO AGUENTAMOS MAIS!CHEGA DE ENGANAÇÃO!

    ResponderExcluir